• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Injunções


Vivo num tipo de esquizofrenia filosófica: Admiro tanto a ciência quanto a espiritualidade. São áreas humanas antagônicas e auto-excludentes. A meu ver, a espiritualidade humana é o assunto mais sério de todos, e deve ser tratada como um tipo de ciência.
Se é que é possível uma integração entre os dois campos de conhecimento, a iniciativa deve partir da ciência. A linguagem mítica e metafísica, tal como encontrada no material do Pathwork, por exemplo, está ultrapassada em círculos sérios de estudo. Perecerá no crivo da história.
Afirmou Wilber, em sua fase cinco: http://bcpandre.blogspot.com/2008/01/fase-cinco.html “A metafísica não se sustenta no ambiente intelectual moderno e pós-moderno.” É possível trabalhar com Pathwork deixando totalmente de lado a sua bagagem metafísica? Talvez, se nos concentrarmos apenas nas injunções, ou práticas. O essencial é resumido em três passos: 1. Praticar com diligência. 2. Colher os resultados (sentir-se mais integrado). 3. Ter os resultados reconhecidos pela sua comunidade terapêutica. Dados estes passos, toda a metafísica contida no material pode ser desconsiderada. O autor - “Guia espiritual” das palestras afirmou diversas vezes: “Não se prenda aos mistérios que não podem ser explicados (como o próprio ato de eu, espírito, comunicar-me com vocês). Tudo o que interessa são as práticas diárias que estou ensinando... Experimente você mesmo, na sua vida. Se forem boas, continue a praticá-las. Se não forem, simplesmente as abandone”. Posto em resenhas, ensaios, releituras


compilação com as principais injunções ou práticas descritas pelo Guia espiritual de Eva Pierrakos. Chamei essas práticas de “Injunções do Pathwork”. O resumo da ópera é o seguinte: Sem terapia não há desenvolvimento transpessoal. E para potencializar a cura psicológica, evocamos técnicas transpessoais. Em cima e em baixo. Abraços.

2 comentários:

Aikatherina Papadimitrius Catsori disse...

Meu querido,
Existe um livro que tenho certeza vc adoraria ler "The Biology of Transcendence - A Blueprint of the Human Spirit" de Joseph Pearce, que por sua vez também escreveu "A Criança Mágica" - um dos poucos livros dele traduzidos para o português. Ele faz um estudo científico do que acontece no homem em suas "aventuras" espirituais. Este cara é um gênio!!! Maravilhoso. Imperdível.

Aikatherina Papadimitrius Catsori disse...

Meu querido,
Existe um livro que vc certamente adoraria ler. "The Biology of Transcendence - A Blueprint of the Human Spirit" por Joseph Pearce. Ele faz um estudo científico do que acontece no homem fisiologicamente quando tem experiências espirituais. Maravilhoso, imperdível. Ele escreveu também "A Criança Mágica" - acho que é seu único livro traduzido para o português - que trata muito da educação e conceitos novos a serem adaptados na sociedade para que o homem comece a desenvolver mais seu lado espiritual (entre outros tantos tópicos mto interessantes).

I love your Blog!

Beijinhos

Déia