• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

sexta-feira, 27 de junho de 2008

91%

Design Gráfico: Gislaine Ribeiro/Assistente de Arte: Lorena Muñoz.
Sou meditador, músico e terapeuta. A Gis, minha mulher, é Artista Plástica e Designer. Eu fico lembrando a ela da importância de cuidar do lado de dentro e ela me lembra da importância de cuidar do lado de fora. Ela atua na área editorial. Às vezes cria projetos gráficos para CDs. Trabalha com músicos não tão conhecidos na mídia, mas do primeiro escalão: Myriam Hungria, Léa Freire, Anaí Rosa, e mais recentemente, Paulo Oliveira
http://virtwind.sites.uol.com.br/
Saxofonista, flautista, arranjador. Tocou com Virginia Rosa, Olmir Alemão Stockler, Mauro Senise, Roberto Sion, Chico Batera (Para currículo completo, acesse o link)
O CD, Trópico de Capricórnio, mistura tecnologia com pandeiro; Melodias modais brasileiras com improvisações e harmonias sofisticadas. Todas as composições e arranjos são dele.
Há pouco tempo o Paulo, com o CD pronto, estava a decidir como distribuí-lo.
Descartou de cara as gravadoras que, em crise, exigem tudo: Direitos sobre a sua música e sobre seus shows.
Depois de fuçar, optou pelo site de distribuição

que lhe ofereceu um jeito novo de comercializar seu trabalho: A venda direta pela Web.


Ao se increver no site, pagou 35 dólares. Aí o CD recebeu uma página na internet com clips de som, links para seu site, textos e descrições.
Se você é como o Paulo, músico independente, compositor, grava em casa, não tem "costa quente", e seu único recurso é o talento, o site parece uma boa opção.
Pelo processo convencional de venda (através da gravadora/distribuidora) o artista chega a tirar 5% por CD vendido, o que é uma vergonha e um desrespeito. A venda online cobra 9% por download vendido (ou $4 por cada CD vendido). Ou seja, o artista recebe 91% do valor total da venda!Mais: É você quem define o preço do seu CD. Eles te pagam com depósito bancário e avisam por email a cada transação.
Também não têm interesse sobre os direitos de sua música. Só querem vender e distribuir.
Você pode cancelar sua conta - contrato a qualquer momento. Não opinam sobre sua carreira ou suas decisões como artista.
O site alega que recebe 150 mil buscas diárias apenas por artistas independentes.
Se é verdade não sei, mas o Paulo contou para a Gis que em pouco tempo já havia vendido três CDs, e que recebeu o pagamento direitinho.O site também vale para conhecer gente nova. Dei uma rápida navegada e gostei do que ouvi. Minha sugestão é abrir o link "Style" http://cdbaby.com/style , selecionar um estilo e explorar. Muito legal! ( Para quem procura novidades estranhas, minha sugestão é a sessão "computer music" http://cdbaby.com/style/182/254 )
Considerando o marasmo e a falta de opções para o músicos independentes, o site parece ser uma ótima saída. E uma boa porta de entrada para o mercado da música independente internacional.
Para ouvir trechinhos do CD do Paulo, acesse sua página no cdbaby ( A minha preferida é "Sede de Voar" - Faixa 8). E, lógico, aproveite para apreciar o excelente trabalho gráfico da Gis.
Abra - som !
Para vender seu CD no site: http://cdbaby.net/submit




Nenhum comentário: