• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

domingo, 4 de abril de 2010

O abeto e a laca


Imagem - Jefferson Garrido.

A vida não é só sofrimento. Coisas extraordinárias podem acontecer. Quando menos esperamos. Na próxima curva do rio.

Quero que você avalie o meu último violão. 

Sua voz não escondia o entusiasmo. Meu amigo Jefferson Garrido terminara de construir seu violão número dez. Fez o curso de Lutheria junto com seu pai. Em pouco tempo já tinha vendido vários instrumentos e recebido excelentes feedbacks. Tem um blog para divulgar seu trabalho  


Nossa amizade cresceu em torno da mesma paixão. A Música Erudita para Violão. Já era exímio violonista e se aventurava no campo fascinante da construção de instrumentos musicais. Ao querer me mostrar seu violão pretendia, conforme me dissera, ter um parecer meu sobre seu trabalho como Luthier.  

Quero uma segunda opinião, justificou. 

Os violões foram saindo, as primeiras vendas confirmadas, e a paixão pelo ofício aumentou. “Reservo minha sexta feira e sábado para a construção de violões”, confidenciou. Está claro que esse é seu caminho. Ele, sendo ótimo violonista, já sacou que seu produto é bom.

Quando posso passar aí? 
 
Marcamos o encontro no final de março, uma segunda à noite. Nossos encontros tem sido raros. Houve um tempo em que nos víamos diariamente. Faculdade de Música, mais de dez anos atrás. Trabalhamos repertório de dueto nas aulas de música de câmara. Em 2007, retomamos a idéia. Chegamos a ensaiar oito músicas. Veio 2008 e ficamos sem horário. Ele chegou a compor uma peça para o dueto. Nunca conseguimos prepará-la.

Na segunda feira, voltava à pé do trabalho. Jefferson passou na mesma rua, me viu e buzinou. Levou – me de carona. Ao entrar no carro, notei o estojo novinho no chão atrás. Ele daria umas aulas antes de voltar à noite. Aproveitei e subi com o violão novo para a minha casa. Talvez tivesse tempo de experimentá - lo antes do encontro.
Tomei banho, dormi, comi. Pelas tantas, abri o estojo. Arrisquei um velho Villa Lobos. Minhas mãos completamente presas pela ausência da prática diária. O violão, novinho, me chamando, me convidando. O cheiro do abeto e da laca. O som virgem. É difícil descrever um som. Veja ao menos as fotos:


O tamanho do corpo ficou perfeito para mim. Achei as cordas um pouco altas na altura da casa doze.  Precisa ser alta nesse ponto para evitar que trasteje, me explicaria na mesma noite. O Modelo é Clássico. Tampo de Abeto. Fundo e laterais de jacarandá da Bahia, cada vez mais raros (e cada vez mais caros). O braço de cedro. Escala e cavalete também de jacarandá da Bahia. Espelho da mão de Imbuia. Os filetes de Imbuia com detalhes em Wengue e Caixeta. As tarrachas são da marca alemã Rubner, O acabamento em laca de nitrocelulose. Foi finalizado em 20 de Março de 2010 (ou seja, alguns dias antes).

Jefferson chegou depois das sete. Sentamos na sala. Peguei o meu Violão Ramón Coelho ( um violão que ele já conhecia, do Luthier mineiro) para compararmos. Toquei um pouco. Depois ele. Mostrou – me a peça El último tremolo do compositor paraguaio Augustin Barrios 

Comparamos com o Ramón Coelho. O Ramón é maior. Acabamento rústico. O timbre agressivo e projetado. Bem aberto. Agudos por toda parte. O som do Garrido é doce. Permite variações, nuances timbristicos. Curta no vídeo as variações de timbre e dinâmica que o Jefferson tirou com ele no estudo número um do Leo Browner


Depois de um tempo, perguntou:
Então, o que achou?
Antes de terminar meu parecer ele cortou:
É seu. Fiz para você.
Como é que é?

Não sabia o que fazer ou o que dizer. Estava diante do melhor presente que qualquer amigo jamais havia me dado. Minha reação seguinte foi negar. 
 
Não posso aceitar. 
 
Ele continuou:

Você não está entendendo. Não tive essa idéia agora. Já fiz pensando em te dar.
Há um tempo estou querendo te dar um presente, em agradecimento aos alunos que você me indicou nesses anos. Como agora sou um Luthier, o que mais poderia te dar?

Jamais desconfiei do plano. A surpresa foi total e desconcertante. Ele não sabe, mas me deu muito mais que um violão. Devolveu – me uma esperança. Uma alegria de viver perdida nas agruras desse último ano, que contei ( em parte) nesse Blog.
Devolveu – me uma leveza só desvelada na surpresa absoluta, maravilhosa, sem aviso prévio.
O Jefferson dedicou a mim e ao violão uma postagem no seu Blog. Veja o link


Agora estou vendendo meus outros dois violões de Luthier. O Ramón Coelho e o José Montezano. Informações, preço e fotos no Link


Postei em 2007 sobre o Zé Montezano, Luthier que fez um dos violões.

Se você se interessar mande – me um email (veja no meu perfil).
Vou ficar só com o Garrido. Com ele, tenho saído de manhã para trabalhar louco para voltar logo para casa e tocar.
Antes de ir embora, lembrei do meu parceiro Caetano. Compomos isto juntos:
 Como é bom poder tocar um instrumento feito para você por um grande amigo.
Valeu Jeff. Continue assim, sempre me inspirando.
Sucesso e abraço.

Nenhum comentário: