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sexta-feira, 17 de abril de 2015

Footprints

Abaixo, uma análise do tema e do solo do Wayne Shorter na sua primeira gravação do clássico Footprints (Link para a gravação aqui). O texto fica bastante técnico em alguns momentos e deve interessar apenas músicos. Colaboraram nesta análise os colegas Alexandre Murashima, André Hemsi e André Mohor. Neste Link a partitura do tema principal.
Neste, a partitura do solo do Wayne Shorter. Enjoy!

Tema (acompanhe nos links gravação/partitura acima)



“12 bar” com sonoridade impressionista. Baixo marca um Arpejo de Dm no tempo forte. Apesar disso, o Dm7(9) parece ter a intenção de um Gsus4(7). Shorter parece colocar a primeira nota da melodia (do) com intenção de quarto grau e não de sétimo grau, causando uma sensação de suspensão através da melodia e não da harmonia. Percebemos que nota não “soa” como sétima, mas como quarta sus. 

Nota de entrada da melodia do compasso 9 (quarta justa) corrobora a mesma tese. Última frase (compasso 11/12) do tema corrobora de novo: repouso na nota sol, quarto grau justo de Dm7(9).  O motivo repetido meio tom acima no compasso 9 reforça a sensação de instabilidade tonal/estranheza melódica.

Compasso 9: Cadência plagal (modo melódico) para Dm mas ao mesmo tempo SubV7 para F#7(#9).
Compasso 10: Cadência plagal (modo melódico) para o I grau C que é omitido (cadência deceptiva).
A frases em dois compassos tem forma A / pausas / A’ / A /  A’’/  A’ ( ou para visualizar melhor: A / pausas/ B / A / C / B).
A intenção de definir os alvos nas quartas (atmosfera impressionista) é reforçada ao longo do solo/improviso. Veja análise mais abaixo.
O título do tema (Footprints/pegadas) também remete a idéia de “pistas” deixadas no caminho, ao que não é óbvio ou dado; a algo a ser buscado, deduzido (ou) que sugere mais perguntas que respostas.
O solo a seguir está escrito em Ré menor (Sax tenor). O tema original está, portanto, em Dó menor. Para nossa análise e para facilitar a compreensão utilizamos aqui o Dm7

Solo
(acompanhe nos links gravação/partitura acima)

Chorus 1 (solo bastante fiel à melodia do tema)

Comps 1 a 4: Dm Modo dórico (si natural) . Frase com referências ao tema principal quando descendente.
Comps 5 e 6: Gm Modo dórico (si bemol). Transposição da mesma idéia uma quarta acima, (com algumas diferenças).
Comps 7 e 8: Dm dórico. Frase de respiração sobre modo dórico e notas de arpejo em Dm
Comps 9 a 12: citando o tema original: “repousos” melódicos na quarta de G#m7b5 (C#), quinta diminuta de B7#9 (F) e quarta novamente de Dm7 (G).

Chorus 2 (Duas primeiras partes - 8 compassos - Utilizam frases que lembram Blues, notas em quarta ascendentes e arpejos de passagem. O tema é citado de novo na terceira parte).

Comps 13 a 15: Motivos sobre arpejo de Dm. Frase descendente sobre arpejo de Bbm (SubII?) e repouso em notas de arpejo de Dm.
Comp 16: Frase ascendente em quartas (de novo) sobre modo dórico, desaguando em Gm (nota alvo ré - quinta justa).
Comps 17 e 18: frases ascendentes sobre arpejos de Bb7M e F7M (bVI e bIII de Dm).
Comps 19 e 20: respiração.
Comp 21: Citação do tema na semi-frase de “pergunta”.
Comp 22: Frase ascendente sobre arpejo de G diminuto (dominante de B7). Segue descendente frase sobre escala B Mixo (#4), que se repete oitava abaixo e termina em D
Comps 23 e 24: Motivos sobre arpejo/pentatonica de Dm com insistência na quarta novamente (sol).

Chorus 3 (Os primeiros 8 compassos são trabalhados com variações de um único motivo, com algumas modulações. O solo fica mais “caótico”. Melodia do tema citada nos compassos finais).

Comps 25 a 27: motivos pentatônicos em Dm.
Comps 27 e 28: Motivos pentatônicos transpostos para Dbm e Fm respectivamente.
Comps 29 e 31: Frase ascendente com “padrão de digitação” sobre Gm dórico, terminando na nona, já de volta à de Dm no compasso 31.
Comp 32: Pentatônica descendente de Dm + nona (E).
Comp 33: Frase ascendente inicia com notas de arpejo de C#7 Alt adicionada de nota de passagem (F#).
Comp 34: Frase (citação do final do tema). Dm Blues, nota alvo D (Sobre B7 alterado - Ré natural é a nona aumentada).
Comp 35: Final da frase-citação do tema. Nota alvo G (Sobre Dm - Quarta justa na melodia criando o efeito sus), para repousar na nona ao final da frase.

Chorus 4 (O trecho se inicia de forma semelhante ao chorus anterior, com o desenvolvimento melódico de um motivo bastante simples. No compasso 40 uma transição para um novo motivo que se desenvolve em busca do climax, que chega na nota “lá” mais aguda do compasso 43).

Comps 37 a 39: Motivos pentatônicos/arpejos em Dm7.
Comp 40: Frase ascendente. E Dimdom + A mixo (b13) + motivos cromáticos com notas - alvo em Bb e G respectivamente (antecipando o acorde de Gm do compasso seguinte).
Comp 41: Frase pentatonica de F com D omitido (ou arpejo de Fadd9).
Comp 42: Arpejos descentes de Gm e Am7.
Comps 34 e 44: Frase com notas muito agudas, tipo “climax” dos motivos, que começa no compasso 41  (nota alvo F - nota alvo G - nota alvo A). Descendente em Dm7 dórico, terminando no primeiro grau (D).
Comp 45: De novo motivo que se remete ao tema (mesmas notas alvo C# e E).
Comp 46: Frase descendente em Gm7 Dórico (com a sexta omitida E - supomos ser dórico pelo estilo: como a sexta está omitida não dá para saber) ou Gm7 pentatônico menor acrescido da nona. A pentatônica de Gm7 sobre Dm7 no final do solo reforça o efeito sus e desenvolve a melodia proposta originalmente no tema.
Comps 47 e 48: Final do solo, repouso na pentatonica de Dm, terminando na nona.

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