• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

domingo, 25 de julho de 2010

Esquerdas bomeriticas

Sou fã do jornalista Reinaldo Azevedo. Mestre em revelar desonestidades intelectuais, mutretas, manipulações retóricas e desvios éticos disfarçados, sua clareza invejável ajudou - me a decifrar manobras políticas mal intencionadas das quais fui vítima no passado recente.  E a entender como funciona a cabeça dessa gente a quem ele chama carinhosamente de  Petralhas. Vou  avaliá  – lo aqui sob o crivo da Dinâmica da espiral



Adoro o seu senso de humor. Como ele se diverte com a carranca, burrice e desespero de seus alvos preferidos: A ala da esquerda política brasileira mau caráter. Não se leva tão á sério. A  escrita é simples, desembaraçada. Não é como eu, que reescrevo meu texto mil vezes. O cara é do ramo. Seu assunto é a política brasileira com letra minúscula. Uma  tragédia que vira comédia em seu Blog, um dos mais acessados do Brasil.
As eleições estão aí. Vou usar o Reinaldo como pretexto para falar de política. Hoje minha balança ideológica cai para a direita. Não tanto como o Reinaldo. Como Ken Wilber posiciono - me em geral mais ao centro. Para mim as duas visões de mundo defendem  verdades (e enganos) que deveriam ser levados em conta na hora de avaliar os problemas da sociedade. O que é bacana no Blog do Reinaldo é que seu texto legitima a direita como uma opção política válida. A história da direita ligada aos golpes militares na América Latina demonizou -a. Nas democracias de primeiro mundo ela é uma opção politica absolutamente íntegra. Uma visão de mundo. Ponto final. Sem maiores constrangimentos. A direita foca  - se no indivíduo como agente principal de transformação social. A esquerda faz o mesmo com o estado e as instituições. Por isso é que politicamente psicólogos inclinam - se à direita (estudam os indivíduos) e cientistas sociais inclinam - se à esquerda (estudam as instituições).  No Brasil o termo direita virou sinônimo de truculência, de totalitarismo, de militarismo. Isto é ruim para a democracia. As ditaduras são as pragas, e não as inclinações políticas. 
O Reinaldo tem um jeito único de desvelar a desonestidade intelectual e a estrutura escondida por trás de manobras retóricas intencionais (conhecidas também como mentiras) das esquerdas bomeriticas do Brasil. Torna público o meme vermelho (a busca pelo poder e o maquiavelismo) disfarçado e justificado pelo meme verde ( a justiça e igualdade social). Todo meme de primeira ordem se acha o dono da verdade. O meme verde é um caso à parte. Para ser estudado pelas futuras gerações.

Abaixo, o link para um texto recente (e ótimo) do Reinaldo, que comentarei abaixo.


Não é demais? Seguem alguns pontos não óbvios que me chamam atenção: O resgate da leitura como “vivência”. Como vivência intelectual ou mental que faz com que nos preservemos de certos enganos, sem que precisemos passar por eles. Ken Wilber em sua crítica as abordagens corporais (Bodyism - One taste. 1997), expõe a limitação do conceito de vivência como algo exclusivamente emocional - corporal. A distorção  é defendida por inúmeras escolas de terapia corporal ligadas à Bioenergética, para quem a mente não é mais do que uma defesa contra a suposta verdadeira vivência, a emocional - corporal. É o que acontece quando se usa um paradigma físico – corporal para tentar entender fenômenos de natureza intelectual. Tente explicar a um bom matemático que os processos mentais e insights que acontecem em sua mente não deveriam ser catalogados como experiências!
Reinaldo destaca a desonestidade intelectual de professores de faculdade que confundem educação com recrutamento ideológico. Senti na pele o drama em um curso recente na área de educação. Toda a minha turma foi submetida a um ambiente acadêmico em que discordar da ideologia ali catequizada beirava ao crime. Reinaldo nos brinda  com uma visão de segunda ordem (meme amarelo) ao compreender múltiplos pontos de vista e fazer análise crítica do discurso da imprensa brasileira. Na maioria dos seus artigos, entretanto, seu pensamento tem sabor laranja/humanista quando sai veemente em defesa da democracia como valor inegociável para a sociedade.
Encerrando: Quer saber o meu posicionamento para esta eleição? Leia o Reinaldo Azevedo.

Abraços.

Sobre a dinâmica em espiral


Sobre Ken Wilber


Nenhum comentário: