• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

domingo, 26 de outubro de 2014

Apollo do Nelson

1970 - A missão Apollo 13 aborta  pouso na superfície da lua e por pouco não se despedaça na reentrada da atmosfera terrestre. O acidente ocorre devido a uma pane elétrica no sistema de ventilação do motor. O controle perdeu contato com a tripulação às 13h43 (horário de Brasília). Minutos depois, os três astronautas são resgatados com vida no Pacífico. A missão atrapalhada da Nasa é uma boa metáfora para a aventura na qual reembarca a nossa nave-nação, amaldiçoada sob a égide do 13. 
Meses antes do acidente, o dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues declara à revista veja: " ...para o comunista, o que nós chamamos de dignidade é um preconceito burguês. Para o comunista, o pequeno burguês é o idiota absoluto (justamente) porque tem escrúpulos".


1980 - Nelson Rodrigues morre no Rio. Meses antes, seu filho Nelsinho, preso político, inicia uma greve de fome com mais 13 companheiros no cárcere. Nasce em São Paulo o pt sob número eleitoral 13. Inicia-se a construção do maior partido de esquerda do Brasil contemporãneo.


1990 - Fidel Castro e Lula fundam o foro de São Paulo para unir forças com os partidos de esquerda dos 13 países latino americanos e implantar o comunismo (falido na Europa um ano antes) na América do Sul. Começam a nascer alguns dos meus amigos jovens, hoje na faixa dos vinte e poucos.

2000 - À convite de Lula, Dilma Roussef deixa o pdt e se filia ao pt. No ano anterior, na Venezuela, Hugo Chavez dissolve o congresso e dá início à bolivarianização do país. Vários amigos meus, na faixa dos 13 anos, colecionam o álbum de figurinhas do pokemom.

2010 - Dilma Roussef se elege "presidenta" pela primeira vez. No ano anterior, Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia e aprofunda a bolivarianização por lá. Alguns amigos se despedem das minhas aulas e ingressam em várias universidades. Em 13 de outubro de 2014 Evo consegue o cargo pela terceira vez.

26/10/2014 (hoje) - Dilma é reeleita na margem de erro, depois de entregar a um alemão a sua copa das copas no dia da final, 13 de julho. Quase perde o cargo para Marina Silva, que entra na disputa no rastro de Eduardo Campos, morto em 13 de agosto. Dilma assume sob ameaça de impeachment. O Juiz Sérgio Moro da 13a vara federal criminal de Curitiba dá prosseguimento aos inquéritos da operação Lava Jato, que promete ser (de novo) o maior escândalo de corrupção da história, com  o pt de Lula (de novo) envolvido até o pescoço.

Perguntado sobre qual conselho queria dar à juventude, Nelson Rodrigues gritou: envelheçam!

O conselho do dramaturgo vale para jovem amigo idealista que votou hoje no pt. 

Você não tem idéia do tipo de gente que com a ajuda de seu voto orbitará por mais quatro anos o poder. Como já viví um pouco mais, vou tentar descrevê-los para você:

Existem diversos tipos de petistas: o "corporativista", o "ingênuo", o "vai-com-as-outras", o "sindicalista-fanho", o "fefeleche", o "melancia", o "que não sai do armário", o "esquerda-caviar", o "servidor-público", e outros. Mas o pior tipo, de longe, é o "petista-canalha". E é ele quem comanda a festa.

  Os tipos "canalhas" são tipos soturnos. Amizade para ele é um conceito burguês; Há sim os companheiros e os idiotas úteis. É nesta última categoria que a maioria dos outros tipos se encaixam. 

Muita atenção quando na presença de um petista-canalha. Observe os detalhes. A fala mansa, o sorriso calculado. Não dá pontos sem nó. Não há humor. Toda ação no mundo é estratégica. Faz parte do grande projeto. Da direção histórica. Inexorável, que conduz o mundo. Como um crente fanático, tomou uma decisão há muito tempo, que bloqueia qualquer angústia ou dúvida. Transpira uma falsa segurança sustentada com dificuldade, pois o mundo, numa base constante, desmente a crença. Segura-se em um otimismo tosco que sustenta uma vaidade benevolente. Sentimo-nos compelidos a provar virtudes em sua presença. Do subsolo das suas certezas um sistema elétrico qualquer dá pane, e sutilezas não previstas emergem. 

Observe paciente e aprenda logo com quem você está lidando. O país pode não aguentar muito mais. Observe bem e em tempo contemple a face do capeta. 

Conseguiu ver? 

Não? 

Houston, we have a pobrem.

2 comentários:

Ana Lucia disse...

Andre, como pessoa no processo de autoconhecimento e compreendendo sermos co construtores de algo melhor para todos que compartilham esta nossa casa planetaria, fico profundamente triste com esta postagem de extremo mau gosto e parca analise critica da atualidade.

Andre Barreto disse...

Sem problemas. Att