• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

sábado, 5 de dezembro de 2009

Por alguma razão misteriosa


Estão tentando dar pela segunda vez um golpe na síndica.
Convocaram uma assembleia para destituí - la do cargo no próximo dia 12 de dezembro. Estamos mobilizados angariando apoio e estudando estratégias de ação. Depois conto aqui a história em detalhes. Reproduzo abaixo uma carta minha aberta aos moradores. 
 Por alguma razão misteriosa - Carta aos moradores.
Ócio é um problema. Faz a pessoa ficar frustrada, sem perspectiva. Da frustração à inveja é um passo. Se encontramos gente mais competente, mais bonita, mais inteligente, mais interessante do que nós queremos imediatamente destruí- la, pois ela é tudo o que nós não somos. A terapia ocupacional apareceu para dar o que fazer a quem não tem. Para dar razão à existência.
Um prédio residencial não deveria ser usado como terapia ocupacional. Cuidar de um prédio é coisa séria. Para quem entende e para quem gosta de trabalhar. É o caso da nossa síndica, que resolveu colocar sua força e capacidade de gerenciamento em benefício deste condomínio, o lugar que escolhemos para viver. Porque ela fez isso? Para se vingar (sic) ? Para provar que somos os bons? Para ter o que fazer? Para economizar 400 reais? Por favor, nos poupe. Este apartamento custou caro e foi pago e reformado por nós com muito suor. Aqui colocamos nossas esperanças e apostamos no nosso futuro. A síndica se tornou síndica porque viu que este prédio precisa de melhorias urgentes. Não queremos botar a perder o investimento que fizemos aqui. E quem não tem o que fazer que procure um terapeuta ocupacional. Conheço alguns e posso indicar, se quiserem.
Quem acusa a síndica disso e daquilo está projectando nela seus próprios demônios inconscientes. Ou ainda pior: Está simplesmente sendo maldoso, porque tem culpa no cartório e quer desviar a atenção dos condóminos do que realmente interessa: Os erros gritantes revelados na auditoria recém finalizada.
O pessoal ocioso deste prédio está atrapalhando o trabalho da síndica e prejudicando a todos, inclusive (sic) a eles mesmos. Não é o cúmulo da inteligência? É NOSSO DIREITO! gritam em nossos ouvidos. Socar seu próprio nariz também é seu direito. Mas a pergunta que deveria ser feita é: Qual é a escolha certa a fazer? É esta uma escolha inteligente? Qual é a minha real motivação (nunca honestamente declarada) ao querer atingir a síndica?
Nem vou me dar ao trabalho de comentar as ridículas acusações feitas à sindica. Só sendo completamente alienado para não perceber que são calúnias, pura invenção de má fé. As coisas começaram a mudar por aqui, para satisfação da maioria que elegeu a síndica, e isso incomodou esta turma que está há 15 anos no poder (fazendo besteira ou fazendo nada mesmo). Uma auditoria para quem não sabe não é uma opinião. É dado contábil, além de qualquer contestação. "Eu protesto contra esta auditoria", " nao concordo com este documento". É como dizer: "Sou contra a lei da gravidade!" Contra fato, meu caro, não há argumento. E os fatos estão ai, distribuídos em todos os apartamentos, para quem quiser ler.
"Mas nós moramos no prédio há quinze anos!" O que ouço nas entrelinhas é: "Mandamos no prédio há quinze anos". Tem algum trecho da convenção do prédio que diz que meu direito aumenta com o passagem do tempo? Quinze anos. Está mais que na hora de isso aqui mudar. Tudo já está mudando bem rápido. O bairro está se valorizando. O perfil do morador está mudando. Se este prédio fosse um carro, que carro seria? Um gol velho? Provavelmente. É assim que você quer ver seu prédio? Como um gol velho? Sinto, amigos. Eu não vejo nosso prédio como um gol velho. Conforme tudo se moderniza em volta (Duas linhas de metrô, novas avenidas e corredores, novos investimentos e grande valorização imobiliária), este prédio demostrou clara e honestamente seu desejo de se atualizar, com a eleição da nova síndica, para desespero da velha guarda da Portela, guardiã da tradição do atraso.
Mas adivinhe! As mesmas pessoas que querem tirar a síndica são as mesmas pessoas que eram conselheiras e não viram a quantidade de absurdos que levou este prédio a situação a que está hoje. Um poço sem fundo de irregularidades. Abandono e displicência. Já descobrimos em um ano muitas coisas erradas. Como é possível um conselheiro por quinze anos misteriosamente nunca ter visto nada? Despreparo? Motivos escusos? Vejamos exemplos. A luz do túnel do elevador era fornecida por um "puxadinho" do sistema de segurança central do elevador. Por isso tantas panes e tanta gente presa por anos. Como é possível? Nao temos bomba d'água para escoar o lodo que existe abaixo do prédio. Como é possível? Todos os prédios vizinhos a tem, porque é um equipamento necessário até para nossa segurança. É um absurdo não a termos. O Zelador embolsou 70 mil em poucos anos, de forma totalmente irregular, gerando enorme prejuízo legal e financeiro ao prédio. Como é possível? A pintura externa da parede do prédio não tem impermeabilização. A água está vagarosamente entrando em seu apartamento. Como é possível? Gasto médio anterior com material de limpeza era de 600 reais mensais. Nos três primeiros meses a síndica gastou 70 . Faltou? Não, sobrou. E o prédio ficou enfim limpo, já que o faxineiro foi obrigado a... vejam só...trabalhar! Encerramos a"continha" do prédio na loja de material de construção da esquina, sempre alta e mal explicada. Espaços públicos, áreas antes comuns tornaram-se privadas ao longo de décadas. A vaga na garagem de um morador foi simplesmente "surrupiada" e "dada"ao zelador. Mexeram recentemente na caixa de força do meu apartamento, gerando instabilidade na minha rede e pane temporária em aparelhos. Meu eletricista foi enfático: "Mexeram aqui". Ratos mortos apareceram no túnel do elevador, causando mau cheiro. Sabotaram a casa de bombas. Cansou? Quer mais? Basta pedir.
Perceba que o maior pesadelo dessa gente é ser desmascarada. São as mesmas pessoas que são (ou eram) beneficiadas e que cuidavam das contas do prédio e que endossaram esses absurdos. E agora vêm acusar a síndica de... por favor, leia você mesmo as acusações no pseudo - documento por eles enviado. Me dá náusea reproduzi-las aqui. Como é o prédio (País) que você quer deixar para seus filhos e para seus netos?
Vou dizer como tais absurdos foram possíveis. Primeiro: Exploração da ingenuidade de pessoas simples, facilmente manipuláveis, sem força para impor seus próprios posicionamentos. Segundo: Omissão de quem percebe as coisas mas não faz nada por preguiça ou por medo. É o ambiente ideal para expansão da bandalheira. Foi por conta dessa mesma omissão que na Europa floreceram movimentos como o Nazismo e o Fascismo. Se você está comigo neste sentimento, faça sua parte. Cuidar do que é seu dá trabalho. Se você sua a camisa para ganhar dinheiro como eu, dê - se ao trabalho de ler a auditoria e descubra como foi usado o seu dinheiro neste prédio nos últimos anos. Se dinheiro cai do céu para você, então use o documento como papel higiénico.
Para terminar, que eu tenho que ir trabalhar: Queremos fazer um monte de coisas neste prédio, mas não há dinheiro. E não há como ter dinheiro. Não com as coisas como estão. Este prédio é totalmente inviável. Foi feito assim por alguma razão misteriosa. Gasta mais do que pode e gasta mal. É onde queremos mexer. Com as mudanças propostas, a tendência com o tempo é sobrar mais dinheiro para investir. Sete funcionários neste prédio é um absurdo de desperdício. Não precisamos. É bom apenas para alguns, por alguma razão misteriosa. Não somos uma repartição pública. Não somos o clube de campo dos funcionários. Só há uma solução para este prédio, e ela não é fácil. Exige coragem realizar mudanças necessárias. Para colocar este prédio no século XXI. Para deixarmos de ser um gol velho. É isso que a síndica quer e é isso que está fazendo, para desespero do clube da grosseria, dos ex - beneficiados, dos ex - previlegiados. Dos ex - pertos. Mais uns anos de abandono e este prédio vai ruir. Ainda tem conserto. Será caro. Será difícil. Estamos preparados?
Você, que acredita na síndica, que concorda em parte comigo, escreve o final dessa história , com seu posicionamento frente a essa segunda tentativa golpista covarde. Não se iluda. Esse golpe não é contra a síndica. É contra você que a elegeu. Deixamos que jogassem no lixo 70 mil reais que eram do prédio, que eram seus. O que você vai fazer a respeito? Eu sei que é desagradável. É um saco. Também sei quanto vale a síndica. Casei - me com ela. Emprestei neste ano um pouco do nosso tempo privado para que ela cuidasse desse prédio semi - abandonado. Se vocês não a quiserem, pego de volta sem problemas. Na verdade, pensando só em mim, será bem melhor.
São Paulo, 03 de dezembro de 2009.
Andre Barreto - Marido da Síndica

Um comentário:

Marie disse...

A Peste Emocional existe em todos os ambientes e tipos de relacionamento. Ah...como é bom imaginar um mundo em que todos colaborem para o melhor...
Paciência! Paciência! Paciência! Curar um doente resistente requer muita paciência e tato.
Corram o risco de sugerir a sanidade! Isto é um perigo. Os grandes sempre foram perseguidos, pois são perigosos, pois são transformadores.
"Viva a Síndica!!!!"
( dar um soco na prórpia face foi muito boa...rs)
Bjs