• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

domingo, 8 de novembro de 2009

Chucrovia


Quarta feira, 04/11/2009. Fui à audiência pública que tratou do prolongamento da avenida Chucri Zaidan. Representando o poder público , estavam presentes o Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, secretário municipal do verde e do meio ambiente, Roberto Molin, da EMURB, do Geólogo Fernando F. Kertzman da Geotec, empresa que fará o estudo do impacto ambiental da obra e de inúmeras outras entidades da sociedade civil, sociedades de bairro, do parque Burle Marx, pessoas comuns e proprietários de imóveis que serão desapropriados.
Essa obra incluirá uma nova ponte na altura do Parque Burle Marx. Somará às outras obras de melhoria do transporte do meu bairro, como o metrô linha 5 lilás, o metrô linha 17 ouro, o corredor Diadema - Brooklin, o prolongamento da Avenida Roberto Marinho, a despoluição do Rio Pinheiros, a ciclovia na marginal, entre outros. Sentados ao meu lado no auditório, meu irmão, Victor Barreto, ciclo – ativista de São José dos Campos, André Pasqualini, ciclo - ativista, fundador do combativo site Ciclo Br
, Felipe Aragonez, Bike reporter da rádio Eldorado
, Ricardo Corrêa, arquiteto responsável pelo plano cicloviário de Porto Alegre, do grupo TC Urbes
O Ricardo criou um projeto cicloviário para o Bairro de Santo Amaro. http://tcurbes.blogspot.com/2009/05/plano-cicloviario-integrado-da.html
Após uma rápida introdução que incluía um vídeo inédito do projeto, representantes da sociedade civil foram para a tribuna falar. Não faço parte do grupo de moradores do bairro que expressou repúdio à obra. Sei que essa nova avenida trará melhorias para a região. Peneirando as bobagens, certas colocações me pareceram pertinentes, e todos ganharemos se forem incorporadas ao projeto final. Exemplos? O corredor de ônibus da Av. Berrini precisa se integrar com a nova avenida. A ponte não deve prejudicar ou invadir o espaço do Parque Burle Marx. A ciclovia (chucrovia?) deve aparecer prevista já no projeto da Avenida, como manda a lei, e não numa via paralela de tráfego mais leve. A via expressa do lado do Morumbi precisa suportar o trânsito pesado que a nova avenida trará.
A seguir apresento trechos da audiência capturados pela câmera do meu celular.
O filme inédito de três minutos apresentado na abertura: http://www.youtube.com/watch?v=t-QNuLcd_mY
As colocações iniciais do André Pasqualini:
As colocações do Felipe Aragonez:
A resposta do Roberto Molin
e do engenheiro responsável pelo projeto apresentado
a réplica do Pasqualini:
Segundo a comissão presente, as colocações feitas serão estudadas e eventualmente incorporadas ao projeto final. A maior preocupação dos moradores que terão seus imóveis desapropriados era a data prevista para o início da obra e para as desapropriações. Ficou claro que nada acontecerá antes do final de 2010, início de 2011. É um longo caminho legal. Depende de licença ambiental, de aprovação final do projeto executivo, de licitação pública. Outras audiências acontecerão, para submeter o projeto modificado novamente à apreciação da sociedade civil. A ciclovia prevista ao longo da Chucri Zaidan ligará o Parque Burle Marx ao parque linear previsto no prolongamento da Av. Roberto Marinho. Se a nova chucrovia sair do papel vai ser muito legal.
Meu irmão aproveitou o evento para convidar o Ricardo Corrêa da TC Urbes para uma visita a São José. Quem sabe a prefeitura de lá não se interessa por um projeto cicloviário completo, planejado para só para a cidade? Excelente iniciativa, Brother, para a cidade das Bikes com guidão em forma de lira. Se algo de concreto rolar, contarei aqui.
Vídeo: Passeio em uma das ciclovias de São José dos Campos, numa visita em Outubro de 2009. http://www.youtube.com/watch?v=-SBSNP9wP78
Boas pedaladas.


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do post my brother, espero que possamos andar muito por essas ciclovias ou chucrovias....hahahahha

Abraços,

Victor