• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

domingo, 12 de julho de 2009

Escolha este

Ao lado: Alexander Lowen em ação.
Comecei revisão do tema estruturas de Caráter. O assunto é básico em terapia corporal, com sua abordagem de tipos rica em detalhes e descrições. Estou usando o livro O corpo em terapia, do Alexander Lowen. É seu melhor livro. Lowen era ótimo terapeuta, mas não era o mesmo como escritor, para usar um eufemismo. Se tiver que ler apenas um, escolha este. Quando o escreveu, Lowen ainda não era o pop star que viria a ser mais tarde, com o boom das terapias corporais. Há uma preocupação com o conteúdo, com a consistência e com a precisão científica. O corpo em terapia está para Lowen assim como Análise do caráter está para Reich. É um livro que consolida o autor, colaborando para a descrição e discussão do tema do caráter. Para os reichianos, o caráter é a estrutura básica que molda nossa vida inconsciente. É um atalho de acesso direto ao eu pré-edipiano. O bacana do caráter é que ele está escrito no nosso corpo, e revela sem rodeios nossa história pessoal. O caráter molda o corpo de um jeito específico, conforme a energia libidinal abre o caminho por entre os bloqueios que criamos durante o crescimento . Não dá para o bom terapeuta passar batido por isso aqui.
O material é muito rico e é estudado por muita gente. Retornando a contribuição de Lowen: Ele descarta o conceito de fase anal psicanalitica. Justifica dizendo que na época de Freud e Reich a Europa enfrentou guerras e as condições sanitárias eram precárias. Ninguém se limpava direito. Não corresponde à realidade da América, argumenta. Também gosto da rica discussão sobre o caráter oral, e analogias que ele estabelece com a bipolaridade. Suas oscilações cíclicas entre elação e depressão. Interessante sua visão a respeito dos caráteres agressivo - masculino e passivo - feminino. São do tipo pré - genital, argumenta, em desacordo com Baker. Lowen foi um legítimo self made man. Traduziu as lições de Reich para o espírito do business americano. Inventou a aula de bioenergética e ganhou muito dinheiro. Surfou na moda das terapias corporais das décadas de 60 e 70. Tudo nele é prático. Ele é para fora na mesma proporção em que Boadella é para dentro. O corpo em terapia posiciona hierarquicamente o tipo psicopata entre o tipo oral e o tipo masoquista. Apresenta- o como um tipo quase oral: Um carente que escolheu dar porrada em vez de chorar (oral) ou se lamentar(masoquista). A obra traz descrições de bloqueios corporais, elogia o mestre Reich e narra a evolução histórica do estudo do caráter. O resumo apresentado aqui trata apenas dessa parte do livro. Estudar o seu caráter dará dicas preciosas sobre seu funcionamento emocional, sobre seu sistema de valores, sobre a estrutura do seu corpo e sobre muita coisa em você que você nem suspeita. Apenas lembre-se: Você é muito mais que seu caráter. Ele é só a sua defesa preferida. Você é muito maior. Sobre o livro, vale a leitura. Para encontrar pistas sobre qual é a sua defesa preferida, acesse o link abaixo e leia meu resumo. http://bcpandrebcp.blogspot.com/2009/07/analise-do-carater-alexander-lowen.html Hugs

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Companheiro Andre,
Ótimo resumo de um longo trabalho realizado por Reich e Lowen.
Já seria suficientemente complexo mas ainda é mais, pois existem as combinações de estruturas e defesas.
Defesas estas que impedem o livre fluxo do amor. Pode parecer piegas, mas o amor só é possível quando a barreira estrutural é rompida.
Ir álem do cárater é dar um passo dentro do desconhecido, do obscuro e familiar si mesmo...
si mesmo, quem é esse?
Beijoos, Marie

Andre Barreto disse...

Saudades, Marie!