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quinta-feira, 13 de março de 2008

Gabrielas


Assista aos vídeos abaixo com o recurso snapshot. Pause o tocador de mp3 abaixo na barra lateral direita. Ouça a peça musical comentada nesse artigo no link a seguir. http://www.youtube.com/watch?v=IZHdNYvoH_s
Para download desta partitura, ver barra lateral à direita, o link: "Minhas músicas - partituras" Compus em 2001 variações em três violões sobre o tema de amor de Gabriela, de Tom Jobim. Essa melodia sempre me fascinou. Combina-se sensual com a letra.
“Chega mais perto moço bonito, Chega mais perto meu raio de sol”... etc. Achei no youtube uma interpretação do Ney Matogrosso:

A composição assume a forma de variações sobre o tema. Tentei explorar as possibilidades técnicas de execução e composição para violão. Como um inventário de recursos, foi uma revisão de coisas que aprendi na faculdade. O ponto fraco da peça é a pouca exploração de modulações harmônicas e de outras tonalidades. Ficou tudo num "clima muito Ré menor".Gravamos o áudio em gravador caseiro do Reinaldo Olívio, violonista e guitarrista, atualmente residindo no Japão, e que toca o violão número três. No violão número dois está o Alexandre Murashima, e no um, eu. Formamos trio de violões na faculdade, e interpretamos peças diversas para a disciplina “música de câmera”. Também tocamos a peça na semana cultural da faculdade Mozarteum, no final de 2001.

Audição comentada:

1) Introdução: Tema apresentado em oitavas defasadas. O Violão dois ficou com interpretação romântica (cheia de “ralentandos” e climas). Minha idéia original para essa melodia era o fraseado mais reto com andamento mais mecanico. Nos outros violões, a técnica do tremulo, como em “Recuerdos de Alhambra” http://www.youtube.com/watch?v=0ycrJULVlSY
O violão três desaparece na gravação, o que é uma pena. A ponte final conduz ao tema. Ouvindo hoje, acho essa ponte brusca e curta.
2) Tema A adágio: Explora a rearmonização e interpretação de violão solo. Brinca com possibilidades harmônicas e contrapontísticas da melodia.

3) Parte A’ Adágio: Tema da parte A em Contraponto, com melodias independentes de apenas uma nota. Interpretação tranqüila contrasta com o stress sugerido na parte B.

4) Parte B: Técnica de tremolo estilo “Astúrias”.
http://www.youtube.com/watch?v=oEfFbuT3I6A pede interpretação “nervosa”. Na segunda parte, violão solo, como que fechando o tema A adágio.

5) Transição modulante – Andante: Explora as possibilidades de modulação tonal que o fragmento melódico permite. Como em um “leitmotiv Wagneriano
http://www.youtube.com/watch?v=cCXxr44gh0U o fragmento melódico leva a harmonia para passear. Minha preferida.
6) Tema A’’: Terceira rearmonização com exploração percussiva do tampo no violão três. A interpretação do violão três vira uma "timba".Não era isso. A melodia vai para o violão dois e a harmonia para o violão um. No final do trecho, citações flamencas.

7) Volta parte A’ Adágio, interpretada como andante.

8) Parte B’: Harmônicos artificiais, pizzicatto, variações de andamento, ritmo e tonalidade. Uso de uníssono para sublinhar a dinâmica “forte” e baixo com notas percutidas em oitavas defasadas, como os contrabaixos elétricos da "disco" americanas nos anos 70. Quis o máximo de contraste aqui. A baixa qualidade da gravação dilui esse efeito. A técnica composicional é o Canone, ou contraponto de repetição.

9) Presto: Variações melódicas velozes sobre o tema de A. Citações de fraseado do Steve Howe. Ponte para “coda” ao final também me agrada, com a melodia desacelerando, como se a pilha da melodia fosse acabando.

10)Coda: Fragmentação melódico - tonal. Contraponto de harmônicos artificiais. A música vai se perdendo, autista, impressionista. Como na “Tumba de Debussy” de De Falla http://www.youtube.com/watch?v=jnB1b-VB7QE



Abraços.


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