• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A minha praia

"If I was a sculptor, but then again no,
Nor a man who makes potions in a travelling show
I know it's not much but it's the best I can do
My gift is my song and this one's for you "


Your Song - Elton John/Bernie Taupin


Qual o melhor jeito de dizer "eu te amo"? Pensou "cantando"? Acertou.


Canção popular.
É uma honra ganhar e é uma delícia fazer. Minha irmã fez uma festa de aniversário certa vez. Esqueci completamente e não fui. Quando a encontrei percebi a mancada. Pedi desculpas e ainda disse o quanto a amo em Dri Song http://www.myspace.com/andrecostapereira
O melhor jeito de fazer canção é ficar brincando com um instrumento. É essa a minha praia. Mexer com os sons, sem medo. Não é uma coisa misteriosa. Precisa de três coisas: Paciência, insistência e sorte. Em dez idéias uma dá certo e vira uma coisa boa.
Para a maioria de nós, música é para consumo. Para mim é para se comunicar; É linguagem, um segundo idioma.
Quer aprender a compor canção? Assista minhas aulas.

Passei o ano de 2008 investigando a canção - linguagem com a sexta série. Começamos ouvindo e analisando. Aprendemos sobre a forma musical. Estudamos fraseologia, arranjo, contrapontos em melodias secundárias, harmonias vocais, variedade no uso de instrumentos e dinâmica.
brincamos de prosódia e de compor letra sobre um Blues de 12 compassos (Pergunta -pergunta - resposta). Joguei uma idéia: Acordei, peguei meu carro e saí. E depois? Você não imagina o que aconteceu...


Na segunda parte do ano, com recursos próprios, os alunos foram compor. Tema livre. Forma sugerida: Introdução - ABAB - Coda. Poderiam mudar, com a condição de saber descrever corretamente o resultado. Os temas escolhidos refletem bem a vida difícil da sexta série: Games, internet, futebol, sexualidade, nonsense, humor, culinária.

Um pegou uma receita de bolo de banana e musicou.


Outro contou sobre a copa do mundo de 2006 (em alemão).


A prosódia riffesca ganhou contornos em Rock and Roll.
O mundo dos games vem representado em Mini nova, com seu riff dobrado no violão e na flauta.


Tem a Ecotarado.


Ecologia na veia, meus camaradas, na verdade eu sou um... ecotarado... que me apaixonei por uma samambaia ...polinizei...foi uma noite de muita tarja preta, é que eu sou um...ecotarado...

Um hai kai minimalista em Era uma noite.


Era uma noite muito escura...era um dia muito claro.O rap - folk Hora da verdade.


e seu coda - grito de guerra: Nós somos o triste orgasmo!




Tudo bem, veja, não são obras primas, certo? Mas nós também não falamos ou escrevemos em redondilhas o tempo todo. Pense no potencial comunicativo!
Além do mais, a maioria do que ouvimos na mídia não é superior às canções aqui mostradas. Têm uma roupa mais bacana, uma produção em cima. E só.
A canção popular é uma porta de entrada para música porque é onipresente na nossa vida. É uma referência imediata. Temos sem saber um software instalado para compor letra e música. Vamos usá-lo, então, quando precisarmos dizer Eu te amo ou me desculpe.


Abraços.



Um comentário:

névoa disse...

André, quando possível (se possível)legende os vídeos! Parecem boas letras!