Artigo publicado na revista Sabiá. Edição número 53. Junho de 2008.
Trabalhar na escola Suíça é como ter vários empregos. O primeiro, mais importante, é o de professor. Depois, logo atrás, o CAS.
O CAS é programa obrigatório para os alunos do diploma IB. É tripartido: Criatividade, Ação e Serviço Social.
Piloto o programa desde 2001, com a ajuda de uma equipe fantástica de professores.
Os adolescentes começam odiando a obrigação de realizar trabalhos sociais. O tempo passa, e alguns aprendem a gostar. Como definiram os alunos, o CAS é o "primeiro programa de voluntariado obrigatório". Ou nesta pérola de um ex-professor nosso: "CAS 6 queira CAS num queira, têm que fazer do mesmo jeito!"
Quando me questionam sobre a obrigatoriedade do programa, respondo com a pergunta: "Se não fosse obrigatório, os adolescentes o fariam?" Duvido muito. E mesmo a contragosto, no final a maioria entende que vale a pena o esforço.
O Serviço Social é a parte mais desafiadora. Inclui a semana CAS e o Projeto de Serviço social autônomo (PSSA), ambos no início do ano .
A Semana CAS 2008 foi de 07 a 09 de fevereiro. Apresentei nove propostas de projetos sociais. O alunos foram convidados a engajar-se em um . Os projetos variaram em formato: Sonhar acordado ( http://www.sonharacordado.org.br/) , Lar do caminho (http://www.lardocaminho.org.br/) , Arco (http://www.arcobrasil.org.br/) , Habitat for Humanity (http://www.habitatbrasil.org.br/) , Gotas de flor (http://www.gotasdeflor.org.br/) , construção de um Painél Solar com material reciclado.(http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm), Centro social do Brooklin (http://www.csbp.org.br/index1.htm), Projeto Magela (http://www.projetomagela.blogspot.com/) , Educação continuada aos funcionários.
O CAS São Paulo, outra atividade do Programa, é um evento que junta num local 120 alunos de seis escolas IB com 120 crianças de instituições num dia de trocas de experiências. Este ano foi no dia 10 de março, sábado, na escola Graduada.
Levamos nossa “troupe” e oferecemos `a comunidade IB nossa programação: Caça ao Tesouro e Confecção de máscaras de carnaval. (As duas atividades mais legais da semana CAS - ambas criações dos alunos).
Este evento é único. Não se tem notícia de algo parecido na comunidade internacional do IB. Seis escolas trabalhando juntas, de forma democrática e organizada. Seis culturas organizacionais diferentes. Dá para imaginar as dificuldades? Elas começam quando tentamos marcar uma reunião!
Deveríamos todos trabalhar em projetos sociais uma vez na vida. Deveria ser obrigatório a todos os jovens, pelo valor pedagógico. Jovens são especialmente idealistas, abertos a novas experiências, cheios de entusiasmo, energia e curiosidade.
Expô-los a situações sociais menos favoráveis gera sentimentos de solidariedade e consciência social. A experiência atua também sobre a auto - estima. Surpresos, descobrem que "alguém os acha importante!”; que "gostam realmente dele, mesmo com todos os seus defeitos"! Coisas que os aborrecem e os tornam infelizes perdem importância rapidamente. E as crianças adoram os alunos! A dinâmica entre eles é fantástica. (Assista pequeno vídeo feito na semana CAS feito com meu celular na instituição “Lar do caminho”
www.youtube.com/bcpandrebcp
Abraços.
-
" style="width: 750px; height: 250px;" />De Template Música
MúsicaMúsica Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante
-
" style="width: 750px; height: 250px;" />De Template Cognição
Análise CríticaDesenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia
-
" style="width: 750px; height: 250px;" />De Template Educação
EducaçãoProjetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB
-
" style="width: 750px; height: 250px;" />De Template Psicologia
PsicologiaKen Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics
-
" style="width: 750px; height: 250px;" />De Template Meditação
MeditaçãoMeditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala
Nenhum comentário:
Postar um comentário