• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Empresário 3D



Os Ronaldinhos que me desculpem, mas fenômeno é o Vando.
Nosso velho amigo/consultor de informática. Toda vez que ele aparece por aqui acontece uma revolução.
Como todo jovem da periferia, começou do nada, contando com si mesmo. Força de vontade aliada à inteligência. Aprendeu a configurar computadores na raça. Trabalhava numa lojinha no Brooklin quando o conhecemos.
Estagiou em casa para aprender os softwares de edição de imagem para PC. Ficou conosco um tempo e depois saiu para trabalhar em uma escola dando suporte em informática. Nunca perdemos contato. Formatou e configurou nossas máquinas nos últimos dez anos. Em 2007, me desafiou: "Porque você não instala o Ubuntu"? . “U o que?” "Ubuntu. Você nunca mais vai querer Windows".
E assim foi.
Instalamos na época o Ubuntu versão 6.10.
Um ano depois estamos na versão 8.04, recém lançado, que o Vando instalou para mim faz uns dias.
Hoje o Vando pilota sua empresa de suporte em informática para Linux/Mac/Windows. Tem 10 funcionários e continua fazendo planos para crescer. Ainda tem que lidar o ranço da comunidade que olha torto para o filho que faz sucesso. Nunca dorme. É movido por entusiasmo. Seu sonho é fazer animação em 3D. Quer que eu componha as trilhas usando o Ubuntustudio. http://ubuntustudio.org/

Das muitas versões do Ubuntu - Kubuntu http://www.kubuntu.org/
(Mais leve, sem o pacote "Office"), Edubuntu http://www.edubuntu.org/ (Voltado para educação), o Ubuntu estúdio foi projetado para Artes Gráficas/Design, Vídeo e Áudio. Antes de investir numa placa de som para gravação de áudio, quis testar recursos virtuais "dentro" do computador. Aprendi a sincronizar o Hydrogen http://www.hydrogen-music.org/ (sequenciador de bateria digital) com o Rosegarden http://www.rosegardenmusic.com/ (Seqüenciador/editor de partituras/gravador multipistas) através do servidor Jack control http://qjackctl.sourceforge.net/. Depois jogar as faixas de áudio uma a uma no gravador multipistas Ardour http://ardour.org/ e salvar o arquivo em algum formato, como Ogg ou Mp3.
Procurava um software para converter DVD (arquivo Vob) em Mpeg. Passei meses no Windows instalando e testando uma porção de porcarias. Desanimado, lembrei do Ubuntu. Abri a janela "Adicionar/remover aplicativos" e uma lista de dezenas de Softwares gratuitos apareceram no cardápio. Escolhi um e instalei. Chama-se Avidemux http://avidemux.org/. Levou um minuto para instalar. Sem burocracia. Já editei dezenas de vídeos com ele. Resolvido em cinco minutos o que não fiz em meses no outro sistema operacional, o azulzinho...
Não vou te enganar. No início você apanha um pouco. Você passa meses escarafunchando e nunca se sente à vontade, porque a quantidade de informações e coisas novas e interessantes não acaba.
Ubuntu na língua Zulu e Xhoza significa "Humanidade para com os outros". Sim, é de verdade. Nem tudo nesse mundo está perdido. Esse espírito pioneiro e abundante me fizeram acreditar que a Internet tem uma penetração social positiva muito forte.
A generosidade do software livre inspirou-me. O resultado é este blog.
O que os caras que fizeram o Ubuntu ganham com ele? Oferecem suporte técnico, este sim remunerado. Exatamente o que faz nosso amigo Vando.
Recentemente fomos tomar um lanche na padaria aqui perto. Perguntei a ele: "E aí, velho, quando você vai começar a fazer suas animações em 3D?"
"Tá Difícil, Andre... No pouco tempo que me sobra quero ficar com a família."
Parece que o destino do Vando não é fazer animação em 3D, mas tornar-se empresário 3D: Disseminador da Democracia Digital.
Para fazer o download gratuito das várias versões para desktop, acesse: http://www.ubuntu.com/products/whatisubuntu/derivatives
Salve em CD. Instale e comece a brincar. Pilhas de brinquedos novos, de graça para você.

Abraços.

Um comentário:

névoa disse...

Maneiro, xará, vou ver se baixo esses dias afinal.