• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Com a festa no fim


"Com entusiasmo recomendo o curso do Dr. Dimas Calegari àqueles que anseiam saber mais sobre si mesmos; Saber mais sobre as armadilhas e trincheiras do desenvolvimento infantil e adulto.
Em seu curso teórico - vivencial, somos convidados a explorar nosso mundo interior, enquanto aprendemos sobre as causas psicológicas e somáticas de nossos problemas.
Extensa experiência na área de terapia corporal, o Dr. Dimas também é ótimo professor. Sua didática é excelente, o conteúdo progressivamente encadeado, com extenso material de consulta de autoria própria. Diferente de outros famosos da área, Dr. Dimas é médico. Quando fala do corpo, sabe bem do que está falando".

Enviei por email o texto de recomendação acima a pedido do Dimas Calegari e ele gentilmente postou em seu site

Seguindo com a discussão sobre Psicologia e Caráter


Vou tratar do Dimas.
Estudei com ele a teoria e prática de Reich. Seu trabalho é em essência Reichiano/Bakeriano, embora integre aspectos da Psicanálise, Grof, Pierrakos, Mclean, Damásio, Levigne, Hellinger. Seu livrinho Da teoria do corpo ao coração é formidável, apesar da capa.



Bem escrito, faz um resumo do Reich terapêutico, deixando a Vegetoterapia de fora. Por motivos editoriais, justificou.
Em pouco mais de 100 páginas, o livro abunda em informação. Apresenta sua teoria pessoal em ordem cronológico - evolucionária: Energia - Vida - Organismo - Consciência. Escalamos sem perceber a Grande Cadeia do Ser do Aurobindo: Matéria - Vida - Mente - Espírito. Seu paradigma é centralizado na vida biológica. Todos os elementos funcionais de seu sistema orbitam a função vida, como gosta de chamar. É o melhor decifrador de Reich na lingua portuguesa. Elsworth Baker está presente, nos tipos repressivo e insatisfeito e na inclusão da fase visual. Alfred Adler também, e a sua fase do poder define o locus do caráter psicopata como pós - edipiano (Lembram do Lowen e seu psicopata oral?)


Durante parte do nosso curso, em 2008, Dimas voltava sua atenção para o caráter impulsivo e para a patologia Bordeline. Pierrakos dizia que em cada três americanos um é Borderline, confidenciou. 

Em 2009, final do curso estava estudando Margareth Mahler, aquela que disse que a patologia narcisista pertence ao fulcro dois (Fase oral/anal) iniciando a polêmica com Alexander Lowen, que a considerava uma patologia edipiana (Ver livro Narcisismo do Lowen).

Calegari, reichiano de carteirinha, nos apresenta uma abordagem energética para o caráter. A energia molda o corpo. Onde está livre, ela flui. Onde há bloqueios, ela represa. Os bloqueios se manifestam na personalidade e moldam nosso caráter. A cartografia da energia no corpo nos abre para novos tratamentos e formas de abordar questões com o cliente.
Quando a psicologia do ego não resolve ou não alcança o gatilho de transformação de uma neurose, recorremos ao corpo para mudar o que desejamos.
A terapia reichiana é tratada pelo mainstream como radical, arcaica, que provoca sofrimento desnecessário, etc. Gostamos de concordar com isso pois somos obcecados pelo conforto e tememos sentir o que quer que seja. Dor ou felicidade. A verdade é: Não queremos mudar nada. Queremos que o mundo mude e se adapte a nós. Quem quer isso é seu caráter preguiçoso. Você não é o seu caráter. Ele está em você mas não é você. Você Você está esperando no breu. Vem à tona raramente, trazendo qualidades maravilhosas do ego maduro, como Dimas o chama. 
Linkado no final do texto um resumo livre das fases do desenvolvimento infantil baseado no trabalho do Dimas Calegari. O texto acompanha o crescimento infantil fase a fase. Seus percalços e pulsões libidinais em migração. Descreve o que está em jogo e o que acontece na vida adulta, caso haja problemas no desenvolvimento (Oh, Deus, sempre há!). Vamos lendo e crescendo junto com a criança, tentando lembrar como eram as coisas no nosso caso.
Com Reich, curamos nossa loucura no próprio corpo, na expressão emocional, na onda caótica da libido represada. Sei do que falo, sou reiteradamente curado pelo corpo. Meu argumento é meu testemunho. Minha cabeça só chega depois, com a festa no fim.
Os cursos do Dimas se iniciam em Março, todo ano. Se correr, dá tempo de entrar. Acesse


Para meu resumo livre sobre as fases de desenvolvimento do ego infantil segundo Calegari  e sua relação com a formação das defesas de caráter, acesse


Saudações, professor!

Um comentário:

Marie disse...

Andre,
O professor, tão inspirador, me fez caminhar por um mundo novo: o corpo e as emoções.
Como bem colocado por ti, queremos sentir prazer, mas não queremos sentir dor. Queremos ser mais, porém sentindo menos. São contrários conflituosos que impedem nosso fluxo de vida. Tem uma frase do Dimas que sempre lembro, com certo desconforto, e que a cada dia faz mais sentido: "Crescer e amadurecer significa suportar mais angustia." É isso aí!
Bem, você me perguntou se lembro do professor? Como esquece-lo? Estou reciclando o avançado este ano! HUHU! Nova turma-tem 20 pessoas-novos carateres e meus mesmos bloqueios. Lá vou Eu para um novo mergulho. Te conto. Beijos