
(Passe o mouse sobre o link e abra o vídeo sem sair dessa página)
Ouvi falar de contraponto no final dos oitenta. Quis logo compor alguma coisa usando aquilo. Peguei Blackbird dos Beatles como mote e escrevi uma pecinha de doze compassos a três vozes para violão e flauta. Um presente de aniversário ao meu velho amigo Esteban Pascual. Título: Amigo Umbigo. A razão para o título é hilária e impublicável.
Usei Amigo Umbigo como base para criar a primeira parte da música da escola.
Cinco vozes em contraponto. As duas primeiras trabalham com camadas de semínimas. Bem europeias, como hinos. A terceira e a quarta apresentam temas sobre colcheias. A quinta voz, em semi – colcheias, usa figuras do samba, do baião. Aí está: Um contraponto Suíço – Brasileiro.
A parte A, em sol maior, apresenta camadas uma a uma, em sequência. Vejo um pátio escolar no início de uma pausa onde, uma a uma, as crianças – melodias entram para brincar. A parte B, em mi menor, apresenta um período de quatro frases de quatro compassos cada, seguida por ponte de 12 compassos que retorna para o tema A. Tudo muito simples. Usei Rosegarden e Ardour/Ubuntu para sequenciamento e gravação do audio, de 2007.
Para o vídeo, Imovie. As imagens são da Internet.
A partitura disponível no link
Escute e comente.
Abraços
2 comentários:
André,
Dei google em formiga e parei aqui.
Gostei.
A maneira como um homem trata uma formiga reflete o modo como trata uma mulher.
Abraços,
hehehe, abracos Edson. Voce e dos meus...
Postar um comentário