• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

terça-feira, 26 de abril de 2011

Éden


Ari Raynsford http://www.ariray.com.br/ acaba de publicar sua tradução de Up from Eden, de Ken Wilber: Éden.
Ari é incansável na arte de divulgar a sua obra. Ele sabe que o mundo precisa de Ken Wilber. Concordamos inteiramente nesse ponto, o que me induz a divulgar com regularidade seu trabalho, mesmo no Brasil. O Brasil não precisa de Ken Wilber. Para o Brasil saber ler já seria maravilhoso. Acontece que, como ocorre com Ari e Wilber, a utopia me alimenta.
A edição ficou muito bonita. O acabamento, as imagens, o projeto gráfico. Nível de primeiro mundo, como merece o autor. A palestra de lançamento deu -se numa sexta chuvosa de outubro de 2010, na FACIS, Vila Mariana. http://www.facis.edu.br/facis/publier4.0/

com o apoio do Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa http://www.ijep.com.br/

No auditório lotado, buscadores, amigos e membros de grupos de estudo. Pessoas em luta com seu próprio saber fragmentado. As perguntas revelaram pouco conhecimento do público sobre a obra de Wilber.No momento mais interessante o professor Waldemar Magaldi Jr. do Instituto Junguiano questionou o  Ari a respeito da visão de Wilber sobre Jung. Parecia tentar esclarecer se o seu instituto havia apoiado um evento anti - Jung!

Up from Eden é (mais) uma obra paradigmática. Escrita no início dos oitenta, antes de Grace and Grit


Em Éden Wilber está em pleno vôo rumo a Sex Ecology Spirituality, a obra prima. É o momento de revisitar Jung e de elaborar o conceito de Falácia pré – trans. O mote da obra foi o problema da hierarquia em ciências humanas. A compatibilidade entre sociedade humana e biologia evolucionária. Na natureza, tudo evolui do simples para o complexo. Porque com a cultura humana seria diferente? Seu instinto intelectual sugeriu que algo estava muito errado na abordagem relativista - desconstrutivista adotada pela academia da época (E vigente hoje com vigor na academia brasileira, em especial nas ciências humanas e sociais e em ideologias de esquerda).

A tese da obra é que nós humanos não somos anjos caídos do Éden, como ainda acreditam a mitologia Cristã, os neo - Junguianos, os retro - românticos e sessenta por cento dos norte - americanos. Estaríamos em ascenção evolutiva vindo de lá, mas não voltando para lá. Afinal o berço da civilização não era um paraíso, como demostrou o livro em fartas evidências históricas. Os selvagens que viviam de coleta e caça não viviam num céu inconsciente, mas num inferno inconsciente. A explosão racional inicial, da linguagem, do cultivo e do arado, das aldeias e aglomerações humanas , que se iniciou há cerca de dez mil anos apenas tornou este inferno consciente. Nós não caímos no inferno. Sempre estivemos lá! Apenas acordamos para o fato. Este despertar foi, para o autor, a maior conquista de toda história humana até este ponto.

À essa confusão entre o que vem antes do racional e o que eventual e raramente  acontece depois Wilber chamou de Falácia pré - trans. Freud e Jung foram dois que tropeçaram na falácia. Confundiram fenômenos transpessoais genuínos (visões místicas, despertar de Kundalini, êxtase espiritual) com pré-pessoais (surtos psicóticos, esquizofrenia, mitologia). Um colocava tudo na sacola do pré. O outro colocava tudo na sacola do trans.

Outra pista para a construção do conceito de Falácia pré - trans foi a interessantíssima visão do paralelismo entre os desenvolvimentos filogenético e ontogenético. As semelhanças entre a evolução da cultura como um todo e a de um único indivíduo desde o seu nascimento até a vida adulta (Em Sex Ecology Spirituality tal insight se desdobrará num paralelismo evolucionário de quatro quadrantes).

Em 80 e 81 saem quase simultâneas as duas obras com os resultados de suas pesquisas e reflexões sobre o paralelismo filo e ontogenético, cada livro focado num campo: The Atman project e Up from Eden. Li uma tradução do primeiro no início da década passada. Up from Eden ficou para minhas férias em julho de 2008, na casa de uma amiga em Campos de Jordão. No vídeo, feito no local, converso com a Gis sobre a Falácia pré – trans.



Há muito o que falar sobre Up from Eden, além do que foi citado aqui. Ofereço minha resenha, publicada no Blog Ensaios Resenhas Releituras


Por hora, basta reconhecer o assombro que o livro me causou. Só Wilber me causa esse assombro. Escaneamos a história humana e retornamos com um novo olhar sobre temas como inferno, sacrifícios humanos, incesto, psicanálise, Jung, mitologia, édipo. Sobre qual é e qual poderia ser o meu papel no mundo e na sociedade. Em Wilber uma simples leitura desencadeia uma genuína expansão da consciência. Já não é possível andar sobre esta terra com os mesmos olhos.

Reví naquela noite ex - companheiras dos grupos de estudo do Ari no evento de lançamento de Éden. Meu antigo grupo de estudo estava ali muito bem representado. Contaram -me que o estão lendo neste momento. Eles se reunem às segundas à noite na VIla Mariana. É muito rico discutir estes temas coletivamente. Acesse o site do Ari (no início deste artigo) para informações. A leitura em conjunto o ajudará a rastrear a trilha ascendente em direção ao paraíso. Para bem longe dos jardins do Éden.

Boa leitura.

Nenhum comentário: