• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

domingo, 2 de outubro de 2011

Pouca gente sabe

Sou formado em Publicidade e Propaganda pela ECA - USP. Pouca gente sabe. Sou casado com uma super Designer. Pouca gente sabe. Afinal nunca dei neste Blog o espaço que a Gis merece.


É que criei este Blog para falar de mim! O Blog dela é este acima. Minha tendência é não escrever muito sobre o seu trabalho. Fica parecendo corporativismo, já que ela é minha mulher. Nunca falar e fingir que não existe, por outro lado, seria ainda mais injusto, já que uma das coisas que admiro nela é o talento profissional. No fim, o Design acabou virando meu tema de interesse, por conta do nosso casamento. 






Profissional como ela não se encontra com facilidade. Amiga do Alexandre Wollner, ícone máximo do Design Brasileiro, ela participou do início da ADG Brasil, a Associação dos Designers Gráficos (antes chamada de ADG São Paulo).


Formou-se em Artes Visuais na Unicamp, na década de 80. Estreou sua primeira empresa em Ribeirão Preto, nos anos 90. Após a experiência com vários funcionários, optou por enxugar a estrutura e hoje pilota a GisRibeiroDesign, na capital paulista. Como um Don Quixote moderno, ela sobrevive num mercado obcecado por corte de custos. Que não sabe reconhecer um bom trabalho gráfico. Falta o olhar treinado. Para o mercado, trabalho gráfico bom é trabalho barato. Desse ponto de vista, sua atuação junto às empresas é também educativa. Seu trabalho muitas vezes passa por caro. Sempre haverá um designer de final de semana que cobrará mais barato. No Brasil a necessidade de sobrevivência geralmente se impõe sobre a virtude da vivência. Qualquer um que saiba Photoshop ou Corel Draw se auto denomina Designer. O nome é bonito e dá status. Mas dominar a ferramenta, como sabemos, não significa dominar o ofício. O engenheiro que criou o teclado Roland não sabia tocar teclado. Era um técnico, não um músico. Programadores, produtores gráficos, micreiros, diagramadores, todos querem ser Disáiners. O olho treinado que caracteriza o profissional, entretanto, está cada vez mais em falta.
Quero apresentar três de seus trabalhos recentes. Três sites, de 2011. Considero os três trabalhos muito bons.

    1. Site e Marca para ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida

A limpeza e organização do lay-out conduzem confortavelmente os olhos em direção à informação procurada, que não é pouca. A Marca sugere a letra Q de forma suave, na combinação de cores da bandeira do Brasil. A Associação aglutina empresas que trabalham com a implantação de uma consciência mais humanizada nas empresas.

    1. Site e Marca para empresa Mind Solutions.

A limpeza do site de novo chama a atenção. Destaca-se apenas o que tem que ser destacado. Totalmente oposto ao típico site corporativo: Poluído, com excesso de informação e sem hierarquia visual. A Marca foi desenvolvida a partir da fusão das marcas Mind Performance e Solutions LA. O processo de criação no link abaixo descreve o passo a passo. A nova marca traz elementos das marcas anteriores e ao mesmo tempo apresenta solução totalmente original.


    1. Site e Marca para Associação Camargo Guarnieri.
Meu preferido, talvez por se tratar da minha área. A limpeza do site e o uso das cores cria uma atmosfera aconchegante e muito bem resolvida graficamente. Camargo Guarnieri foi um dos nossos maiores compositores. A associação pretende tornar-se um polo permanente de divulgação e preservação de sua extensa obra. Ter a Gis envolvida nesse projeto me enche de orgulho.


Pouca gente sabe, mas ela não faz apenas sites. Trabalha com a área editorial, empresarial, cultural e pública. Vai de livros a CDs; De fachada de empresa a cartão de transporte público. Já foi professora de universidade. Trinta anos de carreira. Seu site apresenta apenas os mais recentes. Alguns de seus primeiros trabalhos foram publicados lá fora. Chega de rasgar a seda. Vai lá visitar o site e depois me diz o que achou. Abraços.




Nenhum comentário: