• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

terça-feira, 14 de maio de 2013

Trevas


Esta praça ficaria atrás de casa. Curioso, mas o site do Projeto Nova Luz ainda está no ar, depois do cancelamento. Jaz online como um epitáfio. O Nova Luz foi abortado prestes a nascer, sem ter chance de mostrar a que veio. Afora o Vereador Andrea Matarazzo, ninguém escreveu a respeito. Que tipo de omissão é essa? Foi uma perda enorme para a cidade. Porque os grupos que apoiavam o projeto ficaram calados? Acreditei no poder público e vim para cá, para investir e colaborar. Fui lesado sem maiores explicações e agora quero meu dinheiro de volta. Quero tirar casca dessa ferida.
Estudei o projeto. Estudei os grupos de interesse que eram contra (pessoas ligadas ao tráfico, prostituição, politicagem e sonegação de impostos). A população daqui não teve a real noção do que foi perdido. Do futuro que lhes foi tirado. Era o melhor projeto urbanístico já feito para a cidade. A população mais interessada não soube compreendê -lo e portanto apoiá-lo. Cederia - se à iniciativa privada a gestão de uma área no centro de São Paulo, com poder de intervenção supervisionada pela prefeitura. A população foi maldosamente envolvida numa rodamoinho de medo e incertezas,e terminou sem saber em quem acreditar. Tudo o que se disse sobre ele foram mentiras e distorções. Os prédios históricos seriam preservados. A população moradora seria contemplada com moradia de qualidade, equipamentos culturais, educacionais e de saúde. Criou -se um falso embate ideologicamente orientado entre capital privado e interesse social. A região floresceria como a mais pulsante da cidade. A prefeitura anterior, responsável pela condução do processo, não soube vender a ideia. O que sobrou em ousadia faltou em comunicação. Estava pronto. Faltava licitar e começar as obras. A prefeitura atual trocou o projeto por outro de moradia popular, que não mais contempla o bairro da Luz. E o povo daqui que antes protestou está começando a entender que deu um tiro no pé.
O site do Nova Luz insiste em permanecer online. Ainda dá para fazer download das etapas do projeto, que consumiu sete anos e dezenas de milhões de reais, e que morreu afogado há alguns metros da praia. Ofereço meu próprio link do projeto consolidado, para as futuras gerações apreciarem a cidade em que poderiam ter vivido.
Quando os roqueiros invadirem o bairro da Luz para curtir a Virada Cultural no próximo sábado, suas camisetas pretas evocarão o espírito de um bairro não nascido. Ninguém entenderá. Mas ali estará a agitação, o luto inconsciente, a saudade que se sente de tudo que ainda não se viu. Parabéns São Paulo.

2 comentários:

Fabiano disse...

Meu Dear André sinto um peso na consciência sobre o q vc havia dito. Acho q a solução se encontra junto à associação dos comerciantes da santa efigenia. Eles tem bastante força.
Abraços

Andre Barreto disse...

Não sinta, por favor, Fabiano. Você não tem responsabilidade nenhuma sobre o que aconteceu. Na verdade gostamos de morar aqui, independente do projeto. Claro, com ele isto aqui ficaria maravilhoso. Sua dica continua sendo boa. Esperamos vocês um dia aqui para nos visitar. Abração.