• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

domingo, 16 de setembro de 2007

Aventureiros da psique

Foto: Calegari e eu. Quando comecei minha atividade como terapeuta, foi ficando claro a necessidade de incluir na minha abordagem técnicas corporais. Chega um ponto na terapia que o cliente entendeu o seu problema, mas ainda assim não consegue mudá-lo. É nesse ponto que a abordagem corporal é útil. Ela faz o cliente vivenciar o núcleo do problema, e então uma saída, uma mudança possível se apresenta.
Há dois anos tenho pesquisado cursos de formação em São Paulo e no Brasil nessa área. Embora tenha descoberto outras boas opções, o curso de técnica terapeutica corporal do médico Dimas Calegari foi a minha escolha.




Excelente professor, possui um conhecimento profundo e uma visão crítica do trabalho de Wilhelm Reich, o polêmico Médico Ucraniano, pai das abordagens e técnicas corporais, de Alexander Lowen a David Boadella, de Ida Rolf a Fritz Perls.



Reich estudou o conceito de Libido, formulado por Sigmund Freud. O próprio Freud mais tarde abandonou o interesse pela energia da libido, concentrando o estudo da psicanálise nos processos do ego.


Aos poucos, Reich foi se distanciando dos psicanalistas, e abrindo novas e instigantes frentes de pesquisa. Sua vida como pesquisador e teórico foi conturbada. Lutou na primeira guerra mundial, fugiu da europa nazista na segunda guerra, foi expulso do partido comunista, preso e ridicularizado nos EUA.


Suas teorias, técnicas terapeuticas corporais e pesquisas são a base para praticamente todas as terapias corporais da atualidade. Seus livros são difíceis de ler. Dimas está provando ser um excelente tradutor do complicado material teórico.

Na última foto, alguns colegas, corajosos aventureiros da própria psique.


Saudações e abraços!

4 comentários:

Roberto Lazaro disse...

Tudo bem André, sou desenvolvedor do site violãobrasil, o quel você indicou em seus links, ja coloquei um link lá para o tem formiga aqui. Muito obrigado. Sou estudante de psicologia e violonista. Também programador, designer e professor de ingles e informática.

Andre Barreto disse...

O seu site é ótimo. Há muita informação para violonistas. Continue assim.
Um abraço!

Anônimo disse...

Sou uma psi em busca de conhecimento.
Minha coluna entrou em colapso, o quadril foi para esquerda e o tronco para direita. O histórico de dor na lombar totalmente emocional até chegar ao apse de uma simulação ao sequestro da minha filha. Empenei literalmente. Não sou terapeuta corporal. estou mais pra existencial, mas amante das leituras lowen e Therese Bertherat. Sou ignorante em como trabalhar isso. quero entender o processo. onde buscar informações a respeito. Tem algum gestat terapeuta que faça esse link com o corpo? artigos a respeito?
adorei a cara do Blog.só levo fé em terapeuta que se aventura... parabens.

Andre Barreto disse...

Cara anônima:
mande-me um e-mail para eu te mandar as informações.
(Ver meu email no blog).
Um abraço!