• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Ereto Imóvel Atento


Retomando a minha prática de meditação com quinze minutos diários. Separo o horário das 21h às 22h para a prática. Por volta das nove, paro o que estou fazendo e vou tomar um banho. Durante o banho, preparo minha mente para meditar. Monto o Kit no escritório, num espaço de 2 metros quadrados. Zafú, colchonete, alarme programando o tempo. Aviso minha Mulher. Peço que atenda o telefone e não me chame. A técnica que uso é “Minfulness of breathing”, ou “atenção plena na respiração”.
Meu foco: Relaxar o corpo e ficar o mais imóvel possível. A postura correta e a imobilidade fazem o trabalho de aquietar a mente. Com alguns dias de prática, passo dos quinze para vinte minutos. Depois, duas sessões de vinte minutos, e, quando dá, três sessões diárias. Quando consigo a segunda sessão, meu foco passa para a estabilização da atenção na respiração. Vinte minutos é um tempo bastante padronizado e usado em meditação. A prática de Shamatha (Budismo Tibetano) na fase inicial propõe sessões de 24 minutos. A TM (Meditação Transcendental - Maharishi Mahesh) usa o formato de 20 minutos em duas sessões: Manhã e noite. Nos meus grupos uso o formato de 10 minutos e estimulo os participantes a meditarem em casa. Existem práticas de até um minuto, em que você pára o que está fazendo, respira profundamente e simplesmente se conecta com você mesmo. Gosto mesmo é de fazer três sessões de vinte minutos. A primeira, atenção plena na respiração – com foco em relaxar o corpo, a segunda, atenção plena na respiração – com foco na estabilização da atenção na respiração, e a terceira sessão trazendo vivacidade à percepção da respiração. Ao terminar, anoto os insights. Dicas, orientações, idéias que ajudam a conduzir minha vida. Fiz uma enquete nesse Blog. Perguntei se gostariam de aprender a meditar. Nove pessoas pediram mais informações. Posto um resumo que fiz para um dia de aprendizado que organizei em 2005.


Boa prática!

Nenhum comentário: