• De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Música

    Música

    Música Acústica, Digital, Músicos, Internet, Composições, Gente Interessante

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Cognição

    Análise Crítica

    Desenvolvimento Cognitivo, Ensaios, Resenhas, Releituras, Crônica, Prosa e Poesia

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Educação

    Educação

    Projetos Pedagógicos, Ciclismo, Política e Cidadania, CAS - IB

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Psicologia

    Psicologia

    Ken Wilber, Autoconhecimento, Pathwork, Wilhelm Reich, Spiral Dynamics

  • De Template" style="width: 750px; height: 250px;" />

    Meditação

    Meditação

    Meditação, Espiritualidade, Integral Practice, Budismo, Shambhala

sexta-feira, 19 de março de 2010

28 Km


Não parece que faz quatro anos que vivemos sem carro em São Paulo. Bem no início esse parecia ser um projeto impossível. Vimos que não é, se você organiza a sua vida perto de casa. Parte do nosso sucesso se deve à bicicleta.
Entro no segundo ano em que meu principal transporte é a magrela. Comprei a Bike no início de 2009, e passei o ano ensaiando assumir-me para valer como ciclista. Em novembro compramos uma bike para a Gis, minha mulher. As duas dobráveis, para guardar no apartamento. http://www.dahon.com/folding-bicycles
Estamos batendo na porta de Abril e a tenho usado todo o dia. Para trabalhar, para passear, para tudo.
Tudo bem, se chover ou esfriar a minha animação acaba. No último inverno rapidamente me entreguei ao conforto do taxi.
Hoje cada vez mais, quando saio me lembro feliz que não tenho que ligar nem preciso falar com ninguém para ir onde quero ir. Apenas desço a magrela pelo elevador e ganho as ruas, pedalando satisfeito pelo canto da pista, sob o olhar incrédulo, invejoso, dos motoristas.
Quando comecei a usar diariamente (este ano) meu corpo de 43 anos sentiu. Ainda estou me adaptando, e já estou bem melhor. Tive alguns torcicolos, mal jeitos no pescoço. No final da semana batia cansaço físico mesmo. Pedalando, como mais, durmo melhor, e economizo. Economizo para xuxu.
Não vou levar em conta o que deixo de gastar por não ter um carro. Um mês sem pegar taxi são 200 reais no bolso. Em um ano, dois mil. Dá para comprar uma passagem de avião para a Europa na baixa temporada.
Decidido a assumir minha militância ciclista com mais vigor, em fevereiro fiz um curso de mecânica de bicicletas na Total Bike http://totalbike.locaweb.com.br/index.php
De tudo o que aprendi, o que ficou é que preciso mesmo é ter um bom mecânico à mão para quando precisar. O Caio da Total Bike, o cara que deu o curso, é excelente. Manja bastante e não economizou dicas para quem já brinca de desmontar a bike em casa.
No sábado, dia 06/03, para variar, choveu o dia todo. Esperei passar e lá pelas cinco da tarde fui passear na nova ciclovia da marginal pinheiros, recém inaugurada. Estava vazia, com aquele tempo limpinho pós - chuva de final da tarde. O casal de capivaras + filhinho pastando ao lado do rio. Quero – queros em revoada. Que beleza! Não aguentei. Dia seguinte, levei a Gis (Veja vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=CRSBDngpEGs
Encontramos meu irmão ciclo ativista debaixo de um sol escaldante. Partimos pelo caminho vermelho recém pintado sonhando com o dia em que poderemos realmente transitar pela cidade em segurança.
Meu irmão nos deixou na ponte do Socorro e voltou. Seguimos. A Gis encarou os 28 Km ida e volta, sem drama. Li na internet que tinham mais de três mil bicicletas naquele domingo. Estava tão lotada que na saída da Vila Olímpia enfrentamos um congestionamento (assista vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=Jiw58faI8hs
E assim vou tocando a bicicleta e pedalando o barco, tentando permanecer vivo na cidade dos carros, equilibrado sobre duas rodas, curtindo o espaço aberto em volta e ajudando o planeta a respirar. Se há algo realmente valioso que aconteceu na minha vida do ano passado foi o ciclismo. E, pelo que estou vendo, veio para ficar. É isso. Fui.
Dica de leitura: Ganhei do meu irmão de Natal o delicioso Bicycle Diaries, livro do músico e ciclo ativista David Byrne, lançado recentemente no Brasil. http://www.amarilyseditora.com.br/home/livro/42-diarios-de-bicicleta

Nenhum comentário: